A Feira de Matemática de Barra do Bugres (II FEMABB), foi realizada nos dias 08 e 09 de novembro com o objetivo de incentivar, divulgar e socializar atividades desenvolvidas pelos alunos e professores durante o ano letivo de 2022 nas escolas públicas e privadas de Barra do Bugres e região. O Município de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), participou como convidado e levou para a feira nove projetos desenvolvidos na educação especial e nos anos finais do ensino fundamental.
Na categoria Educação Especial foram apresentados dois projetos: “matemática e a casa do calendário” trabalhado pelos alunos com deficiência intelectual do C.M.E Antenor Soares e “matemática na SRM – Sala de Recurso Multifuncional: jogo ‘Quem sou eu?’ do C.M.E. Fábio Diniz Junqueira.
Na categoria anos finais do ensino fundamental as escolas sediadas no município de Tangará da Serra também alcançaram grande destaque. Tabuada de Waldorf e Robótica Educacional como ferramenta de auxílio à aprendizagem de matemática do C.M.E. Fausto Eugênio Masson, Criando meu primeiro aplicativo com “Mit app inventor” do C.M.E Fábio Diniz Junqueira, A matemática e a música e Horta didática “uma sala de aula ao ar livre” do C.M.E Décio Buralli, A matemática presente na construção da casa tradicional do povo Haliti-Paresi da Escola Municipal Indígena Formoso/Extensão Queimada e finalmente O uso do software Scratch como ferramenta de ensino e aprendizagem da álgebra do CME Joana D’Arc.
As equipes que apresentaram os projetos na feira foram compostas por dois professores e três alunos. Estes últimos representando a turma a que pertencem para expor o projeto/trabalho desenvolvido em sala de aula durante o ano todo. Tangará da Serra participou com escolas da periferia, da educação especial e indígena. Os projetos foram muito elogiados e tiveram destaque na votação popular. Os dois projetos da Educação Especial dos Centros Fábio Diniz Junqueira e Antenor Soares ficaram em 1º e 3º lugares respectivamente, recebendo respectivamente 142 e 80 votos.
O projeto “Criando meu primeiro aplicativo com Mit app inventor” do Centro Fábio Diniz recebeu 111 votos ficando em 3º lugar; o projeto “O Uso do software Scratch como ferramenta de ensino e aprendizagem de álgebra” do Centro Joana D’Arc recebeu 107 votos ficando em 4º lugar e o projeto “A matemática e a música” do Centro Décio Buralli recebeu 103 votos e ficando e 6º no ranking da votação popular.
O projeto das professoras Eulene Soares e Wanessa Hoffmann do Centro Joana D’Arc ficou em 2º lugar entre 53 projetos dos Anos Finais na avaliação técnica, sendo avaliado em critérios como comunicação do trabalho, domínio do conteúdo matemático envolvido, qualidade científica, relevância científico-social, ênfase dado ao conteúdo matemático, possibilidades de aplicação do trabalho no local de origem e observância do regulamento.
Destaque-se ainda que no dia 09/11 durante a Feira ocorreu o campeonato de xadrez da II FEMABB. Entre os 125 participantes, quatro alunos de Tangará da Serra, da Rede Municipal de Educação. O aluno João Lucas Almeida Laia do C.M.E José Nodari, que disputou o campeonato acompanhado pelo professor Edson Herrero, terminou a competição 1º lugar da categoria Sub -13.
Veja mais imagens da participação tangaraense na FEMABB: