Os alunos do Pré I e do Pré II Matutino do Centro Municipal de Ensino Diva Martins Junqueira tiveram a oportunidade de conhecer e aprender na prática como funciona o processo eleitoral, a campanha eleitoral e a eleição democrática.
Sob a coordenação do Professor Adenilton, da Gestora, Maria de Fátima de Oliveira Silva, e da Coordenadora, Leonice Inácio da Silva, os estudantes vivenciaram o passo a passo de um pleito eleitoral, desde a escolha dos candidatos, o período de campanha, de convencimento dos eleitores, com a apresentação das propostas em público, até a eleição em si, quando as crianças foram às urnas, a apuração, o resultado e a comemoração da vitória.
Foram selecionados três candidatos, que tiveram direito a slogan de campanha e número de candidato. Os candidatos foram: Emanuelly, com o slogan “Para a creche virar um marshmallow” e o número 5; Heloá, com o slogan “Heloá: Para a creche decolar!”, com o número 3; e Vicente, com o slogan “Vicente, que é gente da gente”, com número 6.
Abaixo: Alunos puderam fazer campanha, apresentar propostas, ter contato com os eleitores.
De acordo com o Professor Adenilton e equipe pedagógica e gestora do CME, as habilidades contempladas na atividade são de suma importância. “Por que ensinar sobre eleições na educação infantil?”, é uma pergunta que os educadores buscam responder.
“Para que as crianças possam entender um pouco sobre as eleições é necessário que elas vivam esse processo na prática. Portanto, é uma oportunidade de discutir sobre a importância da democracia no processo eleitoral, trabalhar as eleições na escola é fundamental na formação do sujeito político”, relatam.
O ambiente escolar proporciona a crianças a vivência coletiva, desenvolve a socialização e experiências de cidadania e possibilita a convivência e o respeito às diferenças de opiniões. Além de promover a conscientização sobre o poder da escolha e como ela impacta a nossa realidade, tornando as crianças mais críticos na tomada de decisão.
Abaixo: Momento de apuração dos votos, resultado e comemoração.
“Essas vivências escolares contribuem também com as noções de solidariedade e justiça, essenciais para a formação de um sujeito crítico diante da realidade do poder de escolha. Pois, formação da cidadania começa já na Educação Infantil”.
As eleições na Creche envolveu tanto as crianças do Pré I e Pré II Matutino, e toda a equipe da instituição.
Veja a seguir mais fotos da atividade!