Projeto “O uso do software Scratch como ferramenta de ensino e aprendizagem da álgebra”, desenvolvidos por alunos do CME Joana D’Arc, que em 2022 participou da II Feira de Matemática de Barra do Bugres (II FEMABB), Categoria Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º).
Dentre 53 trabalhos que participaram do evento, a organização selecionou 6 projetos de cada categorias como destaques. E o Projeto “O uso do software Scratch como ferramenta de ensino e aprendizagem da álgebra” foi um dos selecionados pela avaliação técnica na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental.
Participaram do projeto os alunos Giordano Bruno da Silva e Giovanna Moura de Lima, sob a coordenação das professoras Eulene Soares Corcino e Wanessa Hoffmann.
O projeto visa contribuir para o desenvolvimento do conhecimento matemático do aluno, em especial da álgebra, uma vez que percebemos que os alunos sentem muita dificuldade em relacionar a matemática mesmo em representações algébricas simples. O público-alvo do projeto foram os estudantes dos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental do Centro Municipal de Ensino Joana D’Arc e foi desenvolvido no contra turno.
Com o intuito de conduzir os alunos à familiarização com a programação, foi realizada inicialmente uma atividade de programação desplugada, seguida do desenvolvimento de uma atividade na plataforma Code.org. Durante o projeto apresentou-se aos alunos o software Scratch, sendo proposto a elaboração de uma animação e, posteriormente, um jogo matemático.
O Scratch é um ambiente de programação visual desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab. É gratuito e pode ser instalado no computador ou ser usado de forma online, através do site http://scratch.mit.edu. Geralmente, as linguagens de programação são baseadas em texto, enquanto no Scratch são utilizados blocos que se encaixam, o que facilita a criação de programas.
Em virtude dessa característica, optou-se pelo uso do Scratch para o desenvolvimento das atividades do projeto. Ao desenvolverem tais atividades os estudantes puderam vivenciar na prática a utilização da Álgebra na programação dos jogos, buscando facilitar o entendimento da linguagem algébrica.
Além disso, as atividades proporcionaram momentos de pesquisa, análise e realização de testes com intuito de identificar e corrigir erros.
Na II Feira de Matemática de Barra do Bugres, os alunos do CME Joana D’Arc tiveram a oportunidade de expor trabalhos acadêmicos para a comunidade, promovendo uma socialização de atividades desenvolvidas nas aulas de Matemática e principalmente a disseminação do conhecimento.
Os participantes II FEMABB puderam perceber a Matemática pelo lado lúdico e instigante, além da aplicabilidade no cotidiano.