O Prefeito Vander Masson e o Secretário de Educação, Vagner Constantino, inauguraram na tarde desta sexta-feira (12), véspera do aniversário de 47 anos de Tangará da Serra, um novo, amplo e moderno espaço para a educação infantil do Município. Trata-se da Creche Municipal Professora Iracema Casagrande, localizada no Jardim dos Ipês, um dos bairros de maior densidade populacional da cidade.
Com investimento de R$ 7 milhões da prefeitura de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), a Creche já está em funcionamento desde o início do ano letivo de 2023 e tem capacidade para atendimento de até 500 crianças de idades até 03 anos (creche) e 05 anos (pré-escola) nos turnos da manhã e da tarde. Atualmente são 356 alunos matriculados nos dois turnos (matutino e vespertino).
“É mais uma realização da gestão do prefeito Vander Masson, que atende hoje com ensino de qualidade uma expressiva quantidade de crianças dessa que é uma das maiores regiões da cidade. O município conta com um cronograma de construção, reformas e ampliações de mais de uma dezena de creches para suprimir o déficit no setor. No início da semana inauguramos a Creche Tia Lina, na Vila Esmeralda, e ao longo dos próximos meses muitas outras serão reinauguradas”, destacou Vagner Constantino.
“Sou muito grato a Deus por me permitir vivenciar tudo isso. Esta creche, ampla, moderna, com capacidade para atender quinhentas crianças, é um para esta comunidade, para Tangará da Serra. Nossa população merece o melhor, nossas crianças merecem. Temos ainda outra centros educacionais para serem inaugurados. Somos uma gestão que tem como prioridade entregar sempre o melhor para a nossa gente”, pontuou o Prefeito Vander Masson.
Sobre a Creche
A Creche Municipal Professora Iracema Casagrande é uma inovação do município na educação infantil. Tem uma estrutura física moderna, concebida a partir dos mais inovadores conceitos de sustentabilidade, com geração de energia solar e uso racional da água, espaço interno que privilegia o bom convívio e nova filosofia pedagógica.
Com 18 salas de aulas, o prédio possui 2.212 metros quadrados de área construída.
Dos R$ 7 milhões que serão investidos na estrutura física e nos equipamentos, mais de 50% são oriundos de recursos próprios da municipalidade e o restante viabilizado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e, também, de devolução de valores de duodécimo economizados pela Câmara Municipal.
Neste ambiente atuam 39 profissionais, entre técnicos de apoio educacional, professores, equipes da área técnico-administrativa, alimentação (duas refeições por turno), serviços gerais e vigilância.