A Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais de Tangará da Serra, realizou o 5° Encontro de Formação Continuada dos Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental. O encontro aconteceu dia 07 de junho, às 07 horas, no auditório do CMEE Isoldi Storck, com o tema “Coordenador Pedagógico como Formador: Agente de Transformação na Escola”.
A abertura do encontro foi realizada pela Chefe do Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais, Eliane Santiago de Lima.
O Encontro foi conduzido pela Coordenadora Pedagógica de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino Franciele Giraldi e contou com a participação dos demais Coordenadores Pedagógicos da Secretaria de Educação, que fizeram valiosas contribuições ao longo do encontro.
O encontro iniciou com a seguinte reflexão “Pensar o passado é importante para refletir o presente”, fazendo uma breve retrospectiva histórica do cargo de Coordenador Pedagógico, como ele era visto no passado, como suas atribuições e competências foram mudando ao longo da história.
O Coordenador Pedagógico é um “Professor” que está “Coordenador”, para essa atuação, são demandados saberes específicos, entre eles, organizar a Formação Continuada, no âmbito escolar, no sentido de enfocar a perspectiva da ação reflexiva e investigativa do professor no processo de ensino e aprendizagem.
Em grupos, os participantes dialogaram sobre 10 conteúdos indispensáveis para o “Coordenador Formador”, são eles: Identidade Profissional; Concepção de Formação; Relações Interpessoais; Liderança e condução de grupo; Planejamento; Estratégias de avaliação; Instrumentos Metodológicos; Conhecimentos Didáticos; Tematização da Prática; Troca de Experiências.
Por fim, a Palestrante abordou que o Coordenador deve ensinar sobre cuidado aos alunos e aos professores, por meio do acompanhamento diário. Acompanhar não é ASSISTIR, COBRAR, mas sim, INTERVIR, ORIENTAR, QUESTIONAR, AUXILIAR, AJUDAR, germinando a mudança, uma sintonia perfeita entre a “Teoria” e a “Prática”.