O Centro Municipal de Ensino (CME) José Nodari foi premiado na última semana pelo Governo do Estado de Mato Grosso. A escola foi um dos destaques do Prêmio Educa MT 2023, que faz parte do Programa Alfabetiza MT.
O CME foi um dos premiados na Categoria I. Entre 80 escolas de todo o estado, a escola tangaraense ocupou a 22ª posição no Prêmio que avalia o desempenho na aprendizagem expresso pelo Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso (IDEMT-ALFA). De Tangará da Serra, participaram da premiação, além do secretário de Educação, Vagner Constantino, coordenadoras pedagógicas da Semec, direção, coordenação e profissionais que atuam no CME José Nodari.
O reconhecimento se deu pelo resultado do trabalho e dedicação de toda a equipe educacional e, por meio de intervenções pedagógicas extraclasse que garantiram a ótima colocação. “Essa premiação não apenas enaltece o nome da instituição, mas também destaca a qualidade da educação ofertada em nosso município aos alunos”, destaca o secretário de Educação, Vagner Constantino.
A entrega ocorreu na última terça-feira (06), no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. Neste ano, a premiação total alcançou o valor de R$ 8,2 milhões, beneficiando 100 escolas públicas do Estado de Mato Grosso. O Evento contou com a presença do governador Mauro Mendes, Secretário de Estado de Educação, Alan Porto e representantes dos municípios e escolas premiadas.
O Prêmio Educa MT tem por objetivo incentivar a alfabetização na idade certa, destinando prêmios por meio de recursos financeiros às escolas com melhores resultados de alfabetização, e apoio financeiro para aquelas com baixos índices de desempenho nas avaliações. Além do prêmio, o programa oferece pagamento de bolsas aos coordenadores e formadores regionais e municipais da Educação Infantil e Alfabetização.
A premiação foi realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso. Participaram dessa edição estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, nos 141 municípios que aderiram ao Alfabetiza MT e que realizaram a avaliação somativa do Avalia MT, ocorrida em 2022. Também foram reconhecidos os 15 professores que mais alfabetizaram com equidade em cada uma das Diretorias Regionais de Educação.