Semec realiza Encontro de Formação Continuada Diretor Escolar e Orientador Educacional

A Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais de Tangará da Serra, realizou um Encontro Formativo com os Diretores Escolares e Orientadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino. O encontro aconteceu dia 09 de agosto, às 07 horas, no auditório do CMEE Isoldi Storck.

A abertura do encontro foi realizada pela Chefe do Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais, Eliane Santiago de Lima.

O encontro foi conduzido pelas representantes do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, Izadora Chiaramonte e Simony Medeiros, com o tema “Roda de Conversa sobre o Protocolo de Atendimento a Criança e/ou Adolescente Vítima ou Testemunho de Violência”.

As palestrantes iniciaram abordando a Lei 13.431/2017 e a construção do Protocolo de atendimento a criança e/ou adolescente vítima ou testemunha de violência. A Lei apresenta as diversas formas de violência: I – Violência Física; II – Violência Sexual (exploração sexual comercial e tráfico de pessoas); III – Violência Institucional; IV – Violência Patrimonial; V – Violência Psicológica. Dialogaram também sobre a “Escuta Protegida”, quais são os procedimentos da escuta especializada e do depoimento especial, explicando para os participantes cada um deles.

Por fim, Izadora e Simony reforçaram que “qualquer pessoa que tenha conhecimento ou presencie ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que constitua violência contra criança ou adolescente tem o DEVER de comunicar o fato imediatamente ao serviço de recebimento e monitoramento de denúncias, ao conselho tutelar ou à autoridade policial, os quais por sua vez, cientificarão imediatamente o Ministério Público”.

Acompanhe outras postagens:

TRÂNSITO LEGAL: Prefeito e secretário entregam premiação ao vencedor do Concurso do Mascote do Trânsito

O autor do desenho vencedor, o aluno Cristiano Nascimento Oliveira, do 8º Ano B, do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco, e a professora Gislaine Fortunato, orientadora do estudante, ganharam como prêmio um notebook cada, medalhas da Ordem do Brasão e certificados. Também foram agraciados com medalhas e certificados os outros nove finalistas do Concurso.

Saiba mais >>