A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra realizou ao longo do mês de agosto de 2023 uma série de escutas de crianças pequenas para que elas opinem, sugiram e interfiram, de fato, no desenvolvimento de políticas públicas que as afetam diretamente, colaborando com a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância.
O projeto é desenvolvido pela Articulação do Selo Unicef, juntamente com o Comitê Municipal da Primeira Infância, Programa Criança Feliz, com apoio do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM), das Secretarias de Educação, Cultura e Turismo, Esportes, Saúde e Assistência Social.
Veja abaixo imagens da Escuta das crianças no CMEI Maria Arlene Neves:
Foram ouvidas cerca de 70 crianças com idade entre 03 e 06 anos, além de cuidadores de crianças de zero a 03 anos, que atuam em escolas municipais e em um dos CRAS do Município. O foco das atividades foram duas unidades de ensino localizadas na área urbana, uma localizada na zona rural e outra em território indígena.
Entre os dias 03 e 14 de agosto, a equipe de servidores realizou escutas no CME Indígena da Aldeia Formoso; no CMEI Maria Arlene Neves, localizado no Jardim Eldorado; no CME José Nodari, no Jardim Tangará; no CME Jucileide Praxedes, na Gleba Triângulo; além de crianças do Programa Criança Feliz, no CRAS Pastor Jonas Moreira, no Jardim Monte Líbano.
Veja abaixo imagens da Escuta das crianças no CME Jucileide Praxedes, na Gleba Triângulo:
“A intenção da escuta é de fato ouvir quais são os anseios das crianças pra que a gente tenha uma cidade melhor nos próximos dez anos, todas as escutas foram planejadas com base em uma história infantil e partir disso foram surgindo as sugestões, as indagações das crianças onde elas opinavam sobre o que a cidade precisa e sugeriam o que fariam se fossem prefeito, o que elas gostariam que melhorasse na cidade”, relata a coordenadora do Selo Unicef, Simony Medeiros, explicando que o livro “Se criança governasse o mundo”, de Marcelo Xavier, é o pontapé para fluir a imaginação da garotada.
Veja abaixo imagens da Escuta das crianças no CME Aldeia Formoso:
“A partir deste ponto, dos anseios das crianças, a gente consegue ver a cidade do ponto de vista de uma criança e o que precisa melhorar nesse sentido, porque a partir disso a gente vai pensando, estruturando o Plano Municipal pela Primeira Infância, que é um marco, pois aqui em Tangará não existe esse plano ainda”, destaca ao explicar que o Plano está sendo finalizado com ações a serem executadas pelo Poder Público a curto, médio e longo prazo nos setores de educação, saúde, assistência social, lazer, espaço e meio ambiente.