A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da Coordenação de Educação Especial e Inclusiva, realizou nos dias 20 e 21 de setembro de 2023, o Seminário de Educação Especial, que teve como tema “Por um olhar ampliado e reflexivo”. Participaram do Seminário o Prefeito Municipal, Vander Masson, o Secretário de Educação, Vagner Constatino, a Chefe do Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais, Eliane Santiago de Lima, equipe técnica da Semec e profissionais que atuam com a Educação Especial.
O Seminário é fruto de um trabalho realizado pelos profissionais da educação especial da Rede Municipal de Tangará da Serra, tendo como coordenadora geral a Professora Neuropsicopedagoga Márcia Rufino.
21 de Setembro, é comemorado o Dia Internacional da Paz, uma data para celebrar a importância da união entre povos e nações do mundo inteiro. A celebração é uma iniciativa da ONU (Organizações das Nações Unidas) e foi comemorada pela primeira vez em 1982. Em 2001, duas décadas depois, a assembleia votou por unanimidade que a data seria um período de não-violência e cessar-fogo.
A luta em favor de pessoas com deficiência, PCDs, começou no final da década de 70. Mas somente em 1982 chegou a ser oficializada uma data em comemoração. O dia 21 de setembro foi escolhido por ser o início da primavera e também o dia da árvore, por representar o nascimento e renovação deste movimento mais do que necessário. Uma luta constante regida pela Lei no 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão na sociedade. A data ganhou ainda mais notoriedade em 2009, quando o Brasil se tornou signatário da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na ONU. E a legislação nacional criou mais 10 leis que garantem direitos aos PCDs.
De acordo com artigo 2º da Lei 11.133, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode dificultar sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
O evento começou no dia 20 com a palestra “Quem cuida também precisa de cuidados”, conduzida pelo mentor, palestrante e professor de oratória, Rogério Lima.
No segundo dia do Seminário da Educação Especial foi abordado especificamente temática para o público da Educação Especial.
A programação incluiu as seguintes palestras:
– Autismo – Manejo de Comportamento Fabielle Vettore – Neuropsicopedagoga/ Especialista em Análise do Comportamento Aplicada(ABA)/- Produtiva Clínica Integrada.
– Integração Sensorial e a Aprendizagem em Crianças Jaqueline Caldeira de Queiroz -Terapeuta ocupacional, Especialista em desenvolvimento infantil, Especialista em autismo, Especialista em Análise do Comportamento Aplicada, Certificada internacionalmente em Integração Sensorial de Ayres (lê Éries) – Clinica NeuroClinica.
– Deficiência Visual Dra. Débora Loureiro Rezende – Oftalmologista com subespecialidade em cirurgia plástica ocular e vias lacrimais – Consultório Oftalmológico OCULAREZ.
– Paralisia Cerebral – Conhecendo e Ensinando Lizandra Santos – Fisioterapeuta, atua na área neuro infantil com conceito bobath e protocolo pediasuit. – Fisiolife