Projeto “A Matemática e a Música”, desenvolvidos por alunos do CME Décio Buralli, no bairro Alto da Boa Vista, que em 2022 participou da II Feira de Matemática de Barra do Bugres (II FEMABB).
O projeto foi desenvolvido com os alunos das turmas do 6° ao 9° ano do período matutino e vespertino do Centro de Ensino. As aulas do projeto ocorrem no contra turno, nas terças-feiras.
As aulas no projeto visam integrar os conceitos matemáticos, com os conceitos musicais de modo que a matemática deixa de ser abstrata e passa a ser prática e, desta forma, o aprender matemática se torna mais atrativo, pois a visualização do que antes estaria apenas em uma folha de papel agora se aplica nas cordas do violão.
Dessa maneira, o violão por si só já é uma atividade extracurricular que traz para o aluno uma visão de mundo diferente, desperta no aluno a arte musical, a criatividade, trabalha a timidez e melhora sua comunicação, como se não bastasse tudo isso ainda abre um leque de possibilidades, inclusive profissional.
E com este projeto, o CME Décio Burali teve a oportunidade de está participando da II FEMABB.
Para a participação no evento levamos três alunos, sendo eles: Ayran Barbato do 8° ano A – matutino, Carlos Eduardo da Silva Gomes do 8° ano B – vespertino, e Carina Alice de Carvalho Neves do 7º ano A – matutino, acompanhado do professore de matemática Allan Gomes Frassetto.
Foi de imensa gratificação está participando dessa feira de matemático, aonde nós alunos e professores tivemos a oportunidade de conhecer projetos de diversas maneiras de se trabalhar em sala de aula, um modo como a matemática pode ser divertida, aprender e ensinar.
Outro ponto da feira é o momento em que temos de sair da escola e conhecer novas pessoas, fazer novas, é para os alunos foram dois dias de muita alegria, diversão, risadas com momentos que ficarão marcados em suas vidas, pelo simples fato de realizarem um passeio, com a escola, foram aprender e também ensinar para outros alunos.
Até porque alguns alunos não tem a oportunidade de sair de suas cidades, isso mostrar a importância de projeto na escola, oferecer momentos e oportunidades aos alunos e professores um aprendizado diferente.