A pandemia suscitante da alta transmissividade viral do Covid-19 trouxe consigo inúmeras mudanças na vivência cotidiana. Inicialmente, diversas atividades humanas precisaram ser interrompidas, como tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus, todavia no decorrer do processo, devido às necessidades que surgiram, o retorno de algumas dessas atividades foi indispensável, adequando-se às intempéries dessa nova realidade.
Mesmo diante das aflições pandêmicas, as ações engendradas pelo Sistema Municipal de Educação jamais cessaram, apenas se adaptaram ao contexto. As aulas, que decorriam presencialmente, passaram a ser realizadas de forma remota. Professores e demais profissionais continuaram se dedicando arduamente, planejando suas atividades didático-pedagógicas de acordo com os conteúdos curriculares, gravando aulas, provendo sua metodologia de ensino remotamente de modo a contribuir para a aprendizagem dos estudantes.
Nesse contexto, no intento de garantir o acesso à educação escolar, os Centros Municipais de Ensino situados nas áreas rurais do município de Tangará da Serra estão realizando semanalmente a entrega, in loco e em sítios, chácaras e fazendas, de apostilas aos alunos. Em março do presente ano, já foram distribuídos aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (turmas de 1º ao 5º Ano), matriculados nessas escolas, kits de materiais escolares contendo bolsa, caderno, lápis para escrever, apontador, caneta, lápis de cor, estojo, etc.
O Coordenador da Educação na Zona Rural Prof. Rodrigo Parreira salientou que esse trabalho é realizado através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), com um veículo próprio designado à entrega das apostilas na zona rural. No dia 1º de junho, última terça-feira, o CMAE Ulisses Guimarães, com a participação do Prof. Antônio Gesuar Simon e do Prof. Rodrigo Parreira (SEMEC), efetuou a distribuição de atividades didáticas impressas aos alunos, possibilitando-lhes a sequência aos estudos, em virtude da inexistência e/ou impossibilidade de conexão à internet nessas áreas. Segundo o Prof. Rodrigo, essa ação é realizada semanalmente, contando com o acompanhamento dos professores, pelo CME Ernesto Che Guevara, CME Marechal Cândido Rondon e CME Prof. Jucileide Praxedes, havendo parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso. Nessas escolas, os ônibus que circulam nas áreas rural e indígena auxiliam nesse trabalho, com o apoio dos respectivos motoristas. No CME Chapadão do Rio Verde, essa ação é realizada quinzenalmente, em razão da distância longínqua. O Coordenador Prof. Rodrigo informou ainda que no decorrer da distribuição das atividades impressas pelo CME Marechal Cândido Rondon e CME Ernesto Che Guevara, os professores também tiram as dúvidas dos alunos. Ou seja, os professores entregam as apostilas e caso o aluno tenha alguma dificuldade em relação ao conteúdo, é realizada uma breve explanação, buscando sanar as dúvidas.
“É um trabalho bastante gratificante. Nós fazemos por amor, por gratidão, às crianças. Quando elas olham para a da Prefeitura chegando, entregando aquelas apostilas, ficam bastante animadas”, profere o Coordenador da Educação na Zona Rural Prof. Rodrigo Parreira, inferindo acerca da importância e satisfatoriedade dessas ações em prol do acesso à educação para todos, vencendo os desafios cotidianos em consequência da pandemia.