A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (Semec), ofereceu todo o suporte para que 24 estudantes de escolas municipais de Tangará da Serra participassem da Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro. O evento compõe a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG 2023), que reúne estudantes de todo o Brasil. Os alunos tangaraenses, matriculados nos oitavos anos da Rede Municipal de Ensino, têm entre 13 e 15 anos de idade e foram acompanhados de seis professores do Município.
Participaram da competição nacional, nove equipes tangaraenses, compostas por alunos dos Centros Municipais de Ensino Décio Burali (Alto da Boa Vista), Laura Vieira de Souza (Vila Alta) e Fábio Diniz Junqueira (Jardim dos Ipês). Os estudantes voltaram para casa com três títulos de campeões e seis medalhas de vice-campeões. Eles ainda participaram de oficinas de construção de foguetes, criação de motores de propelente sólidos.
“Ficamos muito felizes e satisfeitos com a participação dos nossos alunos, das nossas escolas municipais, nesse evento de âmbito nacional. Quero aqui parabenizar a todos os participantes, cada aluno, cada professor, cada apoiador desse projeto”, disse o Prefeito Municipal, Vander Masson.
Confira os medalhistas tangaraenses:
Do CME Laura Vieira de Souza:
Campeões: Douglas Silva Vaz/José Victor S. Silva/Victor Gabriel da Silva
Vice-campeões: Mariana Matheus/Gabrielly Alves/Isabela Mickaelly
Vice-campeões: Wallacy Gavriel/Wallisson Silvestre/Carlos Eduardo Santo
Do CME Décio Burali:
Campeões: Maria Luiza Calassara/Nicolly de Lima Cintra
Vice-campeões: David Gabriel/João Gabriel/Nicolas Kauã
Vice-campeões: Berg Ruan/Júlio César
Do CME Fábio Diniz Junqueira:
Campeões: Mariana de Souza Oliveira Escorce/Eliana Carvalho da Costa/Kauany Dias Rezende
Vice-campeões: Helloíza Leoba de Melo/Júnior Alves Rodrigues/Maria Heloiza Trindade Gomes
Vice-campeões: Nelson Júnior dos Santos Nicolau/Ana Caroline Canachiro Dantas
O grupo levou para a Jornada foguetes confeccionados pelos próprios estudantes sob a supervisão do professor de Ciências Naturais, Joabe Girao da Silva. “A gestão municipal, do prefeito Vander Masson, tem feito um esforço para apoiar todas as iniciativas relacionadas a educação, em especial aquelas que envolvem a pesquisa, o desenvolvimento de atividades científicas. Nesse caso, os alunos realizaram ações nas escolas, com experimentos e trabalhos que agora estão ganhando reconhecimento”, destaca o Secretário de Educação, Vagner Constantino.
Para chegarem à Mostra Brasileira de Foguetes, no Rio de Janeiro, os estudantes tangaraenses passaram por diversas etapas classificatórias. Apenas 240 alunos foram selecionados em todo o Brasil. A iniciativa tem como meta principal fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além promover a difusão dos conhecimentos básicos sobre o assunto.
A MOBFOG é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais. É uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.
Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação