No dia 23 de julho de 2021, as Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, composta pelas professoras Kátia M. Beck e Eliane Feronato, juntamente com a Coordenação da Educação Indígena (SEMEC), formada pelos professores Nilce Zonizokemairo e Claudemiro Zanoizokaise, estiveram reunidos na Escola Municipal Indígena Zozoiterô com os demais coordenadores e professores dessa etapa do ensino, a fim de estimular reflexões sobre a Educação Infantil e conhecer sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em relação a concepção de criança e de infância indígena. Houve momentos de estudos, diálogos, discussões, troca de experiências e de brincadeiras culturais.
Diversas questões relevantes foram constatadas, tais como: valorização da língua materna, ensino bilíngue, formação de professores, respeito aos costumes e crenças, acesso aos conhecimentos, etc. Tudo isso demonstra que mesmo em meio a tantos percalços registrados em nossa história, um novo olhar dialético vem sendo construído.
Realmente, é fato crucial a identidade das escolas indígenas, considerando os seus valores, práticas e conhecimentos tradicionais, assim como, a busca de novos saberes para traçar o futuro deste povo diante da atual conjuntura.
Créditos: Coordenação Pedagógica da Educação Infantil (SEMEC)