No último dia 13 de maio, Tangará da Serra completou 45 anos de emancipação político-administrativa, uma história marcada por muitas lutas, conquistas e desenvolvimento político e socioeconômico. Sua história iniciou-se com a chegada dos primeiros pioneiros à região na década de 1950. Sem recursos financeiros, mas com muita coragem, dedicação e trabalho esses visionários desbravadores contribuíram para a construção e crescimento da região.
Como importante município do estado de Mato Grosso, Tangará da Serra é atualmente o 5º maior em número demográfico (mais de 100.000 habitantes), com uma economia que expandiu-se ao transcorrer dos anos, tornando-se um polo industrial, universitário e turístico.
Em meio a pandemia que aflige o mundo, as comemorações aglomerativas desta importante data cívica, assim como o tradicional Desfile Municipal, anualmente realizado na Avenida Brasil, precisaram ser adiadas. Todavia, mesmo diante das dificuldades momentâneas por conta do novo Coronavírus, diversos tangaraenses renderam suas homenagens através das redes sociais, externando seus sentimentos de apreço e admiração por essa cidade virtuosa, economicamente influente e repleta de encantos paisagísticos.
Destacamos o munícipe Júnior Pimenta, que em seu perfil de rede social publicou um videotape declamando a poesia “Pedra Solteira”, escrita pelo saudoso poeta Jesu Pimenta, que tanto contribuiu para o progresso de Tangará. Em seus versos, a poesia de Jesu exalta as belezas naturais presentes na região, sendo uma verdadeira e honrosa homenagem.
Assista ao vídeo em nosso Canal no YouTube:
https://youtu.be/N8VurM_Huwk
O nordestino Jesu Pimenta de Sousa chegou a Tangará da Serra em 1982, vindo do Ceará. Jesu sempre esteve envolvido com as causas de âmbito social e com a educação. Ao transcorrer de sua vida, desenvolveu diversos trabalhos de assistência e inclusão. Na década de 1980, nos primórdios da emancipação de Tangará da Serra, Jesu Pimenta esteve ativamente presente em inúmeras lutas sociais e educacionais, além de desempenhar importante função na Administração Municipal.
Segundo publicação do jornal impresso Diário da Serra, Jesu foi “um dos principais responsáveis pela implantação da Escola Municipal Agrícola Ulisses Guimarães, da Horta Comunitária do Residencial Dona Júlia, da Apae, da distribuição de lotes na Gleba Triângulo e do Cemitério Jardim das Paz”.
Confira no link abaixo uma matéria mais detalhada sobre a obra e biografia de Jesu Pimenta, publicada pelo jornal impresso local Diário da Serra em 28 de junho de 2014:
Link: http://www.diariodaserra.com.br/pdfs/5112.pdf
MAIS OBRAS: Assentamento Antônio Conselheiro ganha escola moderna, remodelada e ampla
A Prefeitura de Tangará da Serra, por meio da Secretaria de Educação (SEMEC), está finalizando a reforma e a ampliação do Centro Municipal de Ensino Ernesto Che Guevara, localizado no Assentamento Antônio Conselheiro. Essa iniciativa faz parte dos investimentos que a prefeitura vem realizando para melhorar a qualidade das escolas do município.