Proporcionar educação de qualidade para educação infantil e ensino fundamental com foco no desenvolvimento humano de forma global e harmônica respeitando as individualidade dos alunos, preparando os para a cidadania responsável. Ser referência em educação de qualidade, fundamentada em princípios éticos, morais, sociais e intelectuais em consonância com as leis que devem o ensino brasileiro.
O nome é uma homenagem à Senhora Gentila, mãe do então prefeito de Tangará da Serra, Senhor Jaime Luiz Muraro. Filha de João Susin e Philomena Pena nasceu no dia 14 de novembro de 1919 na cidade de Caxias do Sul, descendente de italianos, desde menina trabalhou na roça, aprendendo cultivar a terra. É importante destacar que Gentila não pode frequentar uma escola, nem cursos artesanais, pois necessitava trabalhar ara sustentar-se.
Dona Gentila sempre incentivou os filhos para aproveitar a oportunidade oferecida para estudar, para se formar, dizia ela ” o pouco letrado não tem oportunidade de bom trabalho na sociedade” e a pessoa sofre por reprimir o potencial que está dentro da gente. Em seus últimos anos de vida residiu em em Várzea Grande, onde morreu por morte súbita aos 77 anos de idade, no dia 14 de setembro de 1996.
O Centro Municipal de Gentila Susin Muraro foi criado pela Lei Municipal 1.637/2000, de 19/04/2000.
Site desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação do Município de Tangará da Serra. 2024